Ato Final

Ato Final

Ato Final é um documentário brasileiro dirigido por Roberta Fernandes que apresenta a seguinte premissa: no filme, as personagens principais estão mortas, vítimas de feminicídio. Contando com três atrizes para representá-las, a trama conta cada uma de suas histórias através de experimentações artísticas no palco. Ao mesmo tempo, um grupo de sobreviventes da violência contra a mulher luta para apoiar outras vítimas que, como elas, passaram pelas dores e traumas de uma relação abusiva.

Cafí

Cafí

Cafí é um documentário dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney que fala sobre as obras do fotógrafo pernambucano Carlos Filho - popularmente conhecido como Cafí. Durante mais de 40 anos, o fotógrafo se dedicou a eternizar acontecimentos das mais variadas expressões artísticas: dança, teatro e música. Além de registrar apresentações, gravações e ensaios de diversos artistas renomados, as lentes de Cafi também capturaram as imagens que estampam mais de 300 capas de álbuns emblemáticos da música brasileira. O documentário remonta a trajetória de Carlos Filho desde a década de 1960 até sua morte em 2019, no Rio de Janeiro, aos 68 anos.

Incompatível com a Vida

Incompatível com a Vida

Incompatível com a Vida é um longa-metragem documental brasileiro dirigido por Eliza Capai que reflete sobre vivências da maternidade. Quando descobriu a gravidez, a cineasta decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação “incompatível com a vida”. Com a descoberta, o projeto de Capai tomou um novo rumo: partindo dos registros de sua própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam de experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas. Selecionado para o Festival do Rio de 2023.

Nelson Pereira dos Santos - Vida de Cinema

Nelson Pereira dos Santos - Vida de Cinema

Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema é um longa-metragem documental narrado em primeira pessoa, e exibe a trajetória da vida e carreira do grande cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um dos mais reverenciados do país, cujo talento atravessou fronteiras e conquistou importantes premiações internacionais. Ao longo de seis décadas, o cinema de Nelson projetou o Brasil aos olhos do mundo. Precursor do Cinema Novo, Nelson foi, mais que um realizador, um ideólogo, um pensador do seu país. Mais de 80 horas de gravações de arquivo foram reunidas para compor o longa com imagens, filmes e entrevistas do diretor.

Samsara - A Jornada da Alma

Samsara

Samsara - A Jornada da Alma é um filme espanhol de drama e religião dirigido por Lois Patiño (Lúa vermella, Costa da Morte) que trata sobre o ciclo de morte e reencarnação na religião budista. Dos templos do Laos, com monges adolescentes, acompanhamos uma alma em seu trânsito de um corpo a outro. Primeiro, conhecemos um jovem monge que, dia após dia, lê para uma senhora idosa a fim de prepará-la para a sua viagem de renascimento. Assim que o espírito da mulher embarca nessa jornada, somos introduzidos a uma experiência sensorial de luz, som e do ciclo da vida.

Vai e Vem

Vai e Vem

Vai e Vem é um documentário brasileiro dirigido por Fernanda Pessoa e Chica Barbosa que acompanha duas amigas em meio à pandemia da COVID-19. Uma delas está no Brasil, e a outra nos Estados Unidos, e se correspondem à distância por meio de vídeos gravados para se atualizarem sobre suas vidas ao longo de um ano. Porém, há um diferencial: cada vídeo deve ser gravado tomando como inspiração uma cineasta de filmes experimentais. Nas gravações, cada amiga apresenta suas esperanças, medos e preocupações - passando por temas como política e imigração - enquanto, durante o processo, se atentam para as mulheres ao seu redor.