Bastidores

19 anos da franquia Harry Potter

Veja como estão os atores da franquia após 19 anos

30/03/2020 - 14:00 | Atualizado há 4 anos atrás
Protagonistas da franquia Harry Potter. Warner/Divulgação.
Em 2020, Harry Potter e a Pedra Filosofal, completa 19 anos.
Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado nos Estados Unidos, no dia 16 de novembro de 2001 nos cinemas. No Brasil o filme foi lançado em 23 de novembro de 2001. Chris Columbus foi quem dirigiu o longa, tendo como produtor David Heyman, o roteiro ficou sob a responsabilidade de Steve Kloves, que foi baseado na obra original de J. K. Rowling.
O elenco do primeiro filme tinha Daniel Radcliffe como Harry Potter, Rupert Grint (Ron Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Richard Harris (Albus Dumbledore), Robbie Coltrane (Rubeus Hagrid), Alan Rickman (Severus Snape), Maggie Smith (Minerva McGonagall), Tom Felton (Draco Malfoy), Ian Hart (professor Quirinus Quirrell), Richard Griffiths (Vernon Dursley), Fiona Shaw (Petunia Dursley), Harry Melling (Dudley Dursley), John Hurt(Garrick Ollivander), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Warwick Davis (Filius Flitwick), John Cleese (Nick-Quase-Sem-Cabeça), Julie Walters (Molly Weasley), Richard Bremmer (Lord Voldemort).
O filme arrecadou nas bilheterias mundiais mais de US$ 974 milhões, o que tornou o segundo maior filme de sucesso, assim como o filme de maior arrecadação em 2001.
Também foi indicado ao Oscar de 2002 nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
Columbus, fez contatos várias vezes com J.K. Rowling, para garantir que todos os detalhes do livro estivessem no filme. Kloves, falou que o filme é bastante fiel ao livro, embora tenha acrescentado alguns diálogos, aprovados pela escritora. Segundo Rowling, apenas uma das cenas foi removida do longa, pois haveria contradição com um evento presente no livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, até então havia sido publicado.
Daneil Radcliffe (Harry Potter)
Quando Radcliffe, apareceu nas telas do cinema primeiramente em David Copperfield (1999) da BBC, quando tinha 10 anos. Aos 11 anos atuou no primeiro filme do bruxo.
Radcliffe começou a ampliar sua carreira como ator em 2007, quando atuou na peça de teatro Equus e na reapresentação do musical da Broadway How to Succeed in Business Without Really Trying, em 2011.
Seus trabalhos recentes são fora do mundo de Harry Potter, A Mulher de Preto (2012), o documentário independente Versos de um Crime (2013), onde interpretou o poeta beat Allen Ginsberg, o filme de ficção científica Victor Frankenstein (2015), baseado nas adaptações contemporâneas do romance Frankenstein ou o Moderno Prometeu, e a comédia dramática Um Cadáver Para Sobreviver, o filme de assalto Truque de Mestre 2: O Segundo Ato e o suspense Imperium (todos de 2016).
Rupert Grint (Ron Wesley)
Grint é um dos grandes fãs da série de livros da autora J.K. Rowling. Ele interpretou Ron Wesley aos 12 anos de idade, participando dos oito longas, ao lado de Radcliffe e Watson.
O ator gravou um teste caracterizado de Ron Wesley, junto de sua professora de teatro, falando o quanto gostaria de interpretar o personagem no filme. Ganhou o papel.
Em 2002 o ator, participou de um filme, fora do universo de Harry Potter, no qual interpretou um garoto prodígio Alan A. Allen no longa Thunderpants. Atuou no longa Driving Lessons (2006) ao lado de Julie Walters, que interpretou Molly Weasley, sua mãe na série Harry Potter. Em 2009, estrelou o polêmico Cherrybomb.
Estima-se que a fortuna de Grint seja de aproximadamente £24 milhões, fruto do sucesso obtido com a série Harry Potter.
Emma Watson (Hermione Granger)
Emma Watson foi selecionado para viver Hermine Granger aos 9 anos de idade, sem nunca ter atuado.
Desde 2014, Watson atua como Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, e promove a campanha #HeForShe, que propaga a liberdade e a igualdade entre os gêneros.
Fora do universo de Harry Potter, Watson atuou em As Vantagens de Ser Invisível (2012), Noé (2013), A Bela e a Fera (2017), O Círculo (2017) e Adoráveis Mulheres (2019).

Richard Harris (Albus Dumbledore)
Richard Harris, viveu o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em dois longas da série: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. Harris faleceu no dia 25 de outubro de 2002, em Londres.
Antes disso, teve atuações marcantes em filmes como Um Homem Chamado Cavalo, Terra da Discórdia, Camelot, Cromwell, Os Imperdoáveis e Gladiador.
Michael Gambon (Albus Dumbledore)
Michael Gambon, viveu o diretor de Hogwarts, após a morte do ator Richard Harris, este tendo atuado nos dois primeiros filmes da franquia Harry Potter. Gambon, atuou no restante da franquia.
Robbie Coltrane (Rubeus Hagrid)
O ator tornou-se conhecido mundialmente após viver Rúbeo Hagrid na franquia Harry Potter.
Robbie Coltrane também ficou famoso em 1995 com o filme 007-Contra Goldeneye e 1999 no filme 007 - o mundo não é o bastante onde interpretou o líder mafioso Valentin Zukovsky.
Coltrane, atuou nos 8 filmes da franquia Harry Potter. Além da franquia deu a voz na animação da Disney, Valente (2012).
Alan Rickman (Severus Snape)
Alan Rickman, foi um premiado ator britânico, mais conhecido pelos filmes Duro de Matar e Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões e também pelo papel de Severo Snapes, na franquia Harry Potter.
Rickman, interpretou o professor de Poções nos oito filmes da franquia. Na época dos filmes o ator Tim Roth, mostrou-se bastante interessado em interpretar o professor, muito por conta de seus filhos serem fãs da franquia, mas não assumiu o papel por estar filmando Planeta dos Macacos (2001).
Maggie Smith (Minerva McGonagall)
Maggie Smith interpretou a professora Minerva McGonagall, que é vice-diretora, chefe da equipe da Grifinória e também professora de Transformações em Hogwarts. Maggie Smith foi uma escolha pessoal da escritora J.K. Rowling.
Na televisão Smith também é conhecida como Violet Crawley na série de televisão Downton Abbey. No cinema atuou em O Exótico Hotel Marigold (2012) e na sequência O Exótico Hotel Marigold 2 (2015) e também no filme da série Downton Abbey.

Últimas notícias

pixel