A animação da Disney, Atlantis: O Reino Perdido (2001), uma das mais queridas pelo público, não chegou a ganhar uma sequência do estúdio.
O codiretor Kirk Wise, revelou que havia planos para uma sequência, mas que foi deixada de lado.
Em entrevista ao Collider, o codiretor revelou detalhes sobre a história da sequência. Também vale lembrar que teve uma série animada com três episódios, que mais tarde foram transformados em um longa, no qual não agradou muito os fãs.
“John Sanford, Gary e eu realmente criamos uma ideia para uma sequência de Atlantis. Não tinha relação com a série de TV Atlantis que estava sendo desenvolvida na Disney Television Animation. Era um longa-metragem, continuação completa de Atlantis.”
Wise não se lembra mais o título do filme, mas falou sobre o personagem que seria um novo antagonista para a história.
“O vilão usaria roupas grandes, assustadoras, de lã e volumosas, no estilo da Primeira Guerra Mundial, com uma máscara de gás assustadora para obscurecer seu rosto; um pouco de Darth Vader. E esse vilão tentaria retomar Atlantis e terminar o trabalho que Rourke não foi capaz de realizar. E a grande reviravolta, no clímax do filme, é que o vilão seria desmascarado e seria revelado que era Helga Sinclair.”
A Disney produziu apenas a série de TV e deixou de lado a continuação da animação. Mas, pelo menos, agora sabemos como ela poderia ter sido.
Atlantis: O Reino Perdido acompanha Milo Thatch, um cartógrafo e linguista que encontra um antigo manuscrito no qual há pistas de como chegar em Atlantis, o mítico continente perdido no fundo do mar.