Já se passaram mais de 120 dias após o início das restrições e isolamento social no Brasil. Em outros países a duração das restrições e isolamento duram além desse tempo. O mundo tem sofrido bastante com a pandemia.
Para conter os avanços do vírus, muitas produções foram obrigadas a mudarem seus planos e trocarem as datas de lançamento, suspender eventos e produções, até mesmo fazer cancelamentos.
As bilheterias nos Estados Unidos sofreram uma queda de 46% no início da pandemia, no Brasil as salas de cinema estão fechadas, bem como teatros e casas de shows. Pela primeira vez, desde 2002 o cinema não registrou nenhum lucro durante um final de semana.
O lançamento do longa estava marcado inicialmente para acontecer em junho deste ano, depois para agosto e a última alteração para a estreia é em 2 de outubro nos Estados Unidos. No Brasil o longa pode estrear no dia 1 de outubro, mas as datas podem sofrer alterações devido às restrições impostas pelos países.
Jurassic World: Dominion, também teve sua produção interrompida no início de março, em decorrência dos avanços da pandemia. Acredita-se que as gravações devem ser retomadas em breve.
007 – Sem Tempo Para Morrer foi a primeira produção de Hollywood a ter o seu adiamento anunciado, em decorrência do coronavírus e também é possível que a MGM tenha um prejuízo de mais de US$ 50 milhões por conta do adiamento.
O longa deveria ter estreado no dia 9 de abril, mas foi adiado para 19 de novembro no Brasil. Esse é o último longa que Daniel Craig dá vida ao agente secreto.
As gravações das sequências de Avatar, também foram suspensas no início da pandemia na Australia. James Cameron, já havia publicado fotos em suas redes sociais dos bastidores das gravações de Avatar em junho, no qual o elenco passaria por um período de quarentena no país, para retomas as gravações das sequeências.
Tenet, produção da Warner Bros., teve sua estreia adiada por tempo indeterminado, depois de passar por vários adiamentos por conta da pandemia. A última data prevista para o filme estrear e era para agosto.
O nono filme da franquia Velozes e Furiosos, teve sua estreia adiada em um ano. Inicialmente o longa estava previsto para estrear no dia 21 de maio no Brasil, mas foi remarcado para o dia 4 de abril de 2021, para ser lançado na América do Norte.
Um Lugar Silencioso – Parte II, também teve sua estreia adiada, alguns dias antes de sua estreia no Brasil, que estava inicialmente marcada para 19 de março. A nova previsão de estreia do longa no Brasil é para o dia 3 de setembro, se não ocorrerem novos adiamentos.
A Disney também foi impactada por conta da pandemia, tendo que fazer o adiamento de diversos longas. Mulan o novo live-action, que estava previsto para chegar aos cinemas no Brasil em 26 de março de 2020, também foi adiado para 23 de julho e adiado novamente. A previsão de estreia do longa nos Estados Unidos, ficou para 21 de agosto, mas pode ser que ocorra uma novo adiamento, porque no território americano, os casos de coronavírus ainda estão impactando o retorno do setor.
As gravações do live-action de A Pequena Seria, também forma suspensas e não tem previsão de serem retomadas.
Viúva Negra, que daria início a Fase 4 da Marvel, também teve que ser adiado. Inicialmente o longa estava previsto para chegar aos cinemas em 30 de abril, mas foi adiado para 29 de outubro no Brasil.
Os Novos Mutantes, além de ter sofrido vários adiamentos, durante o processo de aquisição da 20th Century Fox pela Disney, também foi afetado novamente por conta da pandemia do novo coronavírus. O longa estava programado para estrear no Brasil em 2 de abril. Haviam alguns rumores de que o longa chegaria diretamente na plataforma digital Disney+. Segundo a Disney o longa tem estreia marcada para exibição nos cinemas em 28 de agosto deste ano.
Outras estreias que foram impactadas pela pandemia:
As premiações também sofreram alterações devido à pandemia do novo coronavírus: Oscar entre outras.