Especial

Os 20 anos do lançamento de X-Men nos cinemas

Personagens criados por Stan Lee e Jack Kirby, com suas adaptações cinematográficas

14/07/2020 - 16:01 | Atualizado há 3 anos atrás
Em 1994 a 20th Century Fox, adquiria os direitos, para adaptação cinematográficas de X-Men da Marvel, que na época passava por uma crise e para sair da mesma, resolveu vender os direitos cinematográficos dos seus principais heróis, além de X-Men, Quarteto Fantástico eHomem-Aranha, este último adquirido pela Sony Pictures.
A equipe de heróis, foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e publicado nas HQs da Marvel Comics.
Com a aquisição a Fox, lançou a sua primeira versão dos heróis em Geração X, que foi um piloto para a televisão, dirigido por Jack Sholder. O piloto foi transmitido pela Fox em 20 de fevereiro de 1996 e mais tarde transmitido como um filme para a televisão. O piloto foi baseado em uma história dos quadrinhos de mesmo nome, distribuído pela Marvel Comics, um spin-off dos X-Men.
Cartaz de X-Men (2000). Divulgação
Com a compra, a produtora Lauren Shuler Donner, contratou Andrew Kevin Walker para escrever o roteiro do primeiro filme da franquia X-Men. Na época James Cameron, havia manifestado o interesse em produzir. Mais tarde, Bryan Singer foi contratado para direção do longa, embora o diretor não fosse fã dos quadrinhos, o mesmo ficou fascinado com a analogia de preconceito, vivida pela mutantes.
Josh WhedonJohn Logan, Ed Solomon, Christopher McQuarrie e David Hayter escreveram o roteiro. Apenas Hayter foi creditado no longa. As filmagens do longa, foram iniciadas em 1996, em Toronto, Canadá e finalizadas em 2000. O filme estreou mundialmente no dia 14 de julho de 2000.
O elenco contou com Patrick Stewart, Hugh Jackman, Ian McKellen, Halle Berry, Famke Janssen,James Marsden, Bruce Davison, Rebecca Romijn-Stamos, Tyler Mane, Ray Park e Anna Paquin.
O longa foi bem aceito, segundo a crítica na época, obtendo 81% de aprovação no Rotten Tomatoes com 166 resenhas.
Richard George, do IGN, afirmou que o sucesso do primeiro filme dos X-Men, abriu o caminho para adaptações de quadrinhos como a série Homem-Aranha e Quarteto Fantástico.
O personagem de Wolverine, quase não foi interpretado por Hugh JackmanRussel Crowe era a primeira opção para interpretar o mutante, mas ele acabou recusando o papel. Também Aaron Eckhart, Jean-Claude Van Damme, Viggo Mortensen e Edward Norton foram cotados para dar vida à Wolverine nos cinemas. Dougray Scott havia sido escalado para o papel, mas devido à conflitos com sua agenda e as gravações de Missão: Impossível II, o ator teve que abandonar o projete. Foi aí que Hugh Jackman, ganhou o papel que o consagrou, tanto que o ator não era tão conhecido.
Rebecca Romijn-Stamos, chegava a ficar 9 horas, se maquiando para dar vida a personagem de Mística. Eram usadas 110 próteses no corpo de Rebecca, que cobriam 60% do corpo da atriz. Tanto que a atriz, não podia beber vinho, voar um dia antes das gravações ou usar produtos para a pela, porque poderia modificar um pouco a química do seu corpo, fazendo com que as próteses se soltassem.
Tyler Mane, ator que deu vida à Dentes de Sabre, tinha que usar lentes de contato especiais. No entanto o ator teve alguns problemas, porque além de usar as lentes por uma hora e ter apenas 10% de visão, as lentes tinham que ser tiradas após esse período, mas o ator usou elas por um período de tempo maior e acabou ficando cego por um dia.
Alguns mutantes também aparecem, mas com papéis secundários como Jubileu, Lince Negra, Homem de Gelo e Pyro. Homem de Gelo e Pyro tiveram atuação importante nos longas sequentes da franquia X-Men.
Halle Berry, Anna Paquin e Famke Janssen conquistaram o seu lugar na franquia e no coração dos fãs, mas nenhuma das três foi incialmente escolhida para representar suas contra-partes. Para Tempestade, a favorita era Angela Bassett. Vampira, Natalie Portman foi cogitada e para Jean Grey, Lucy Lawless foi considerada.
O primeiro filme dos X-Men, teve um orçamento de US$ 75 milhões e arrecadou mais de US$ 296 milhões em bilheteria.

Últimas notícias

pixel