Em uma entrevista coletiva de imprensa, o ator Benedict Cumberbatch falou sobre o banimento de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura na Arábia Saudita. O longa não poderá ser exibido no país por conter personagem LGBTQIA+.
É, uma decepção esperada. Nós sabemos daqueles regimes repressivos que sua falta de tolerância é excludente para pessoas que merecem ser, não apenas incluídas, mas celebradas por quem elas são, e feitas para se sentem parte de uma sociedade e uma cultura, e não punidos por sua sexualidade.
Parece realmente fora de sintonia com tudo o que experimentamos como espécie, muito menos onde estamos globalmente mais como cultura, mas francamente é até mesmo mais uma razão pela qual isso não é tokenismo para incluir um membro da comunidade LGBTQ+.
Tokenismo é a prática de fazer apenas um esforço superficial ou simbólico para ser inclusivo para membros de minorias, especialmente recrutando um pequeno número de pessoas de grupos sub-representados para dar a aparência de igualdade racial ou sexual dentro de uma força de trabalho.
Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, após derrotar Dormammu e enfrentar Thanos nos eventos de Vingadores: Ultimato, o Mago Supremo, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), e seu parceiro Wong (Benedict Wong), continuam suas pesquisas sobre a Joia do Tempo. Mas um velho amigo que virou inimigo coloca um ponto final nos seus planos e faz com que Strange desencadeie um mal indescritível, o obrigando a enfrentar uma nova e poderosa ameaça. O longa se conecta com a série do Disney+ WandaVision e tem relação também com Loki. O longa pertence a fase 4 do MCU onde a realidade do universo pode entrar em colapso por causa do mesmo feitiço que trouxe os vilões do Teioso para o mundo dos Vingadores e o Mago Supremo precisará contar com a ajuda de Wanda (Elizabeth Olsen), que vive isolada desde os eventos de WandaVision.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia no dia 05 de Maio de 2022.
O filme tem no elenco Benedict Cumberbatch, Rachel McAdams, Elizabeth Olsen, Chiwetel Ejiofor, Benedict Wong, Bruce Campbell e Xochitl Gomez.
Sam Raimi dirige o filme.