A produção de Top Gun: Maverick, teve que pagar um preço alto, à Marinha dos Estados Unidos, que permitiu acesso aos jatos F/A-18 Super Hornets para as filmagens do longa.
Um relatório divulgado pela Bloomberg, foi revelado que a Paramount Pictures pagou US$ 11.374 por hora para que pudesse gravar cenas com as aeronaves.
O chefe do escritório de mídia de entretenimento do Pentágono, Glen Roberts, disse que a regulamentação proíbe pessoal não militar de controlar um ativo do Departamento de Defesa.
Tom Cruise insistiu que todos os atores retratando pilotos voassem em um dos caças construídos pela Boeing, para que pudessem entender como é ser um piloto operando sob a pressão de imensas forças gravitacionais.
Todos os atores fizeram vôos junto dos pilotos do F/A-18 depois de completarem o treinamento necessário sobre como ejetar do avião em caso de emergência e como sobreviver no mar.
Tom Cruise foi o único realmente a pilotar um dos jatos para gravar suas cenas. A Marinha concedeu um acesso especial para o ator, que possui “carteira de habilitação” para aeronaves.
Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: Ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.
Top Gun: Maverick segue em exibição nos cinemas brasileiros.
O filme tem no elenco Tom Cruise, Val Kilmer, Miles Teller, Jon Hamm, Jennifer Connelly, Ed Harris, Lewis Pullman, Glen Powell, Charles Parnell, Bashir Salahuddin, Jake Picking, Raymond Lee, Jean Louisa Kelly, Manny Jacinto e Monica Barbaro.
Joseph Kosinski dirige o filme.