O cinema brasileiro celebra mais uma conquista monumental no cenário internacional. A atriz Fernanda Torres foi oficialmente convidada para compor o júri da competição principal do 82º Festival de Veneza, um dos três mais importantes e prestigiados festivais de cinema do mundo. A notícia, divulgada pela revista Variety, coroa um período de imenso sucesso para a atriz, que recentemente ganhou destaque global por sua atuação premiada.
O festival, que acontece na cidade italiana entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro, terá Fernanda Torres em uma posição de destaque, ajudando a definir os rumos da premiação e a celebrar o que há de melhor no cinema contemporâneo mundial.
Fernanda Torres irá integrar o time de jurados liderado pelo aclamado cineasta norte-americano Alexander Payne, diretor de filmes como Sideways – Entre Umas e Outras e o recente sucesso vencedor do Oscar, Os Rejeitados. Ao lado de Payne e de outros nomes do cinema mundial que ainda serão anunciados, a atriz brasileira terá a responsabilidade de avaliar os filmes da mostra competitiva e decidir os vencedores dos principais prêmios, incluindo o cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme.
O convite para o júri de Veneza não é uma surpresa e segue a espetacular fase na carreira internacional de Fernanda Torres. Sua performance no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi universalmente aclamada, rendendo-lhe uma vitória histórica e inédita na categoria de Melhor Atriz no Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.
Este reconhecimento da Academia de Hollywood e da imprensa estrangeira solidificou seu nome como um dos grandes talentos do cinema global, e o convite para o júri de um festival da magnitude de Veneza é a consequência natural desse prestígio. A presença de Torres no evento é um momento de orgulho para a cultura brasileira e um sinal da crescente força e visibilidade do nosso cinema no exterior.
A participação de artistas brasileiros em júris de grandes festivais ajuda a abrir portas para novas produções e a fortalecer a imagem do Brasil como um polo de excelência artística. Para Fernanda Torres, é a consagração de uma carreira brilhante e multifacetada.
Saiba mais sobre: Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui, é um adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida completamente depois que ele é exilado durante a ditadura. A dona de casa se vê obrigada a virar ativista de direitos humanos após o desaparecimento de seu marido.
Diretor: Walter Salles
Elenco: Antonio Saboia, Bárbara Luz, Carla Ribas, Cora Ramalho, Dan Stulbach, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Gabriela Carneiro da Cunha, Guilherme Silveira, Humberto Carrão, Kauã Rodriguez, Luiza Kosovski, Maeve Jinkings, Maitê Padilha, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Olívia Torres, Selton Mello, Valentina Herszage