O cinema brasileiro demonstra mais uma vez sua força no cenário mundial. O Agente Secreto, o mais novo longa-metragem do premiado diretor Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius) e estrelado por Wagner Moura, alcançou um feito notável antes mesmo de sua estreia no Brasil: o filme já teve seus direitos de exibição comercializados para 94 países. A informação foi confirmada pela agência francesa MK2, responsável pelas vendas internacionais do filme.
Este acordo de distribuição massiva, que abrange territórios na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, é um reflexo direto da recepção estrondosa que o filme obteve em sua estreia mundial no Festival de Cannes e posiciona a produção como um dos grandes eventos cinematográficos do ano.
A lista de países que exibirão O Agente Secreto inclui alguns dos maiores e mais importantes mercados cinematográficos do planeta, como China, Estados Unidos, México e Coreia do Sul. O interesse se estende também a territórios diversos como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia, garantindo que a obra de Mendonça Filho terá um alcance global expressivo.
A distribuição internacional será realizada por empresas de peso. A Neon, conhecida por lançar filmes como Parasita e Anatomia de uma Queda, ficará responsável pelos Estados Unidos e Canadá. Já a Mubi adquiriu os direitos para o Reino Unido, Irlanda, Índia e o restante da América Latina. No Brasil, a distribuição será da Vitrine Filmes.
O catalisador para este sucesso de distribuição foi a passagem triunfal do filme pelo Festival de Cannes. O Agente Secreto não apenas competiu na mostra principal, como saiu da Riviera Francesa com quatro prêmios importantes: Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho, Melhor Ator para uma elogiada performance de Wagner Moura, o prestigioso Prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, e o prêmio “Art et Essai”, da Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai. O filme também foi exibido no Festival de Cinema de Sydney, continuando sua jornada de aclamação.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar no Brasil, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor de 40 anos que se muda de São Paulo para Recife para fugir de um passado misterioso. No entanto, sua busca por paz é interrompida pelo caos do Carnaval e pela paranoia de estar sendo vigiado por seus novos vizinhos.
Antes da estreia no Brasil, que ainda não tem data definida, o filme terá pré-estreias em Portugal ainda este mês. As sessões estão confirmadas para o dia 23 de julho em Lisboa, no Cinema São Jorge, e no dia 25 de julho no Porto, no Cinema Trindade, ambas com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho.
Saiba mais sobre: O Agente Secreto
O Agente Secreto, novo filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem que trabalha como professor especializado em tecnologia, com os seus 40 anos de idade, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife, tentando fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo ele percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além dele estar sendo espionado pelo seus vizinhos, a cidade que ele achou que o acolheria, ficou muito longe de ser o seu refúgio.
Diretor: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Alice Carvalho, Buda Lira, Gabriel Leone, Geane Albuquerque, Hermila Guedes, Igor de Araújo, Isabél Zuaa, Ítalo Martins, Jimmy Astley, João Vitor Silva, Laura Lufési, Luciano Chirolli, Maria Fernanda Candido, Robério Diógenes, Roney Villela, Rubens Santos, Suzy Lopes, Tânia Maria, Thomas Aquino, Udo Kier, Wagner Moura