Primeiras Reações

Superman de James Gunn recebe aclamação da crítica em primeiras reações

O embargo caiu e as primeiras opiniões sobre o aguardado filme de James Gunn são avassaladoramente positivas, com jornalistas e críticos elogiando o tom, o elenco e a alma do longa que inaugura o novo Universo DC nos cinemas.


08/07/2025 – 12:35
Atualizado há 8 horas atrás

Foto do filme Superman – Divulgação/Warner Bros.
Foto do filme Superman – Divulgação/Warner Bros.

A espera acabou e o veredito inicial é claro: a DC parece ter um triunfo em mãos. As primeiras reações de críticos e jornalistas a Superman, de James Gunn, começaram a inundar as redes sociais na noite desta segunda-feira (7), e o consenso é esmagadoramente positivo. O filme, que tem sua estreia oficial marcada para 10 de julho e sessões antecipadas começando hoje (8) no Brasil, está sendo chamado de “um espetáculo divertido”, “uma conquista impressionante” e, por alguns, “o melhor filme do Superman já feito”.

As reações celebram a visão de Gunn, que conseguiu capturar a essência de esperança e humanidade do personagem, e exaltam as atuações de seu elenco, especialmente as de David Corenswet como o Homem de Aço e Nicholas Hoult como seu arqui-inimigo, Lex Luthor.

“O Melhor Filme do Superman Já Feito”: Um Triunfo de Esperança e Coração

Muitos dos elogios se concentram em como o filme resgata o núcleo emocional e otimista do personagem. Grace Randolph, do Beyond the Trailer, foi direta: “Este é o melhor filme do Superman já feito. […] me fez acreditar no Gunn.” A mesma empolgação foi compartilhada por Jenna Anderson, do Phase Hero, que declarou: “Superman (2025) é tudo o que eu queria que fosse, e um milhão de coisas a mais. É verdadeiramente inspirador.”

Perri Nemiroff, do Collider, destacou a alma do filme: “O coração pulsante do filme é a humanidade do Superman e sua insistência em fazer o bem e tornar o mundo um lugar melhor.” Essa sensação de triunfo e alegria foi ecoada por Brandon Davis, também do Phase Hero: “Superman (2025) é um triunfo para o novo Universo DC. […] Chegou a arrancar lágrimas de alegria de mim. É um Superman para todos.”

Um Elenco Perfeito: Corenswet e Hoult Brilham

As atuações do elenco foram um ponto de aclamação quase unânime. David Corenswet, que assume o icônico manto azul e vermelho, parece ter convencido a todos. Ben Rolph, do DiscussingFilm, afirmou que “Corenswet foi escalado de forma impecável”, enquanto Brandon Davis disse que ele “nasceu para ser o Superman e Clark Kent.” Courtney Howard, da Variety, completou: “Corenswet tem aquele brilho heroico.”

O vilão de Nicholas Hoult também recebeu elogios massivos. O The Hollywood Handle o descreveu como “frio, carismático e ameaçador — um dos melhores vilões que a DC JÁ trouxe para as telas.” Courtney Howard o chamou de “deliciosamente diabólico”. A Lois Lane de Rachel Brosnahan também foi destacada, com Ben Rolph dizendo que ela “se destaca” e Howard afirmando que ela “transborda vigor e energia.” E, claro, um destaque inesperado foi Krypto, o Supercão, que, segundo Molly Freeman do Screen Rant, “é o melhor cachorro.”

A Visão de James Gunn e as Opiniões Mistas

O estilo característico de James Gunn foi um ponto central na maioria das análises. Germain Lussier, do Gizmodo, celebrou a abordagem: “Nunca vimos a DC assim, e isso é ótimo.” Griffin Schiller, do Playlist, o chamou de “um dos filmes de super-heróis mais artesanais e autorais que já vi”.

No entanto, nem todas as reações foram 100% positivas. Alguns críticos apontaram que a ambição de Gunn em lançar um universo inteiro pode ter sobrecarregado a narrativa. Andrew J. Salazar, do DiscussingFilm, sentiu que o filme era “apenas bom”, afirmando que “há simplesmente muita coisa acontecendo no primeiro filme solo do Superman.” Scott Menzel descreveu o filme como “uma bagunça, seja em narrativa ou em tom, mas ei, pelo menos é refrescantemente divertido, empolgante e nada chato.” A crítica mais dura veio de Peter Howell, ex-presidente da Associação de Críticos de Toronto, que achou que o filme “não é o super começo que todo mundo esperava”, chamando o Lex Luthor de Hoult de “mais irritante do que verdadeiramente vilanesco”.

Apesar das opiniões divergentes, a maré de reações é inegavelmente positiva. O filme é descrito como uma injeção de adrenalina e esperança no gênero, e o veredito final agora está nas mãos do público, que pode conferir Superman nos cinemas a partir de hoje.

Saiba mais sobre: Superman

Pôster do filme

Um herói movido pela crença e pela esperança na bondade da humanidade. Em Superman, acompanhamos a jornada do super-herói em tentar conciliar suas duas personas: sua herança extraterrestre como kryptoniano e sua vida humana, criado como Clark Kent (David Corenswet) na cidade de Smallville no Kansas. Dirigido por James Gunn, o novo filme irá reunir personagens, heróis e vilões clássicos da história de Superman, como Lex Luthor (Nicholas Hoult), Lois Lane (Rachel Brosnahan), Lanterna Verde (Nathan Fillion), Mulher-Gavião (Isabela Merced), entre outros. O chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de novas aventuras épicas e diante de uma sociedade que enxerga seus valores de justiça e verdade como antiquados.

Diretor: James Gunn

Elenco: Alan Tudyk, Alayna Bernard, Annalisa Cochrane, Anthony Carrigan, Beck Bennett, Carmen Frank Roberts III, Casey Shirley, Chaim Jeraffi, Chelsea Cullen, Christopher McDonald, Corey J. Rice, David Corenswet, Derek Talib, Derwin Rowser, Doug Meacham, Edi Gathegi, Emily Hunt, Fahim Fazli, Frank Grillo, Isabela Merced, Jai Soundar, James Larson, Jerry Beharry, Kevin W. Shiveley, Loren Qualls, María Gabriela de Faría, Michael Larson, Mikaela Hoover, Milly Alcock, Nathan Fillion, Neva Howell, Nicholas Hoult, Paige Mobley, Pruitt Taylor Vince, Rachel Brosnahan, Reese Foster, Roger Petan, Sara Sampaio, Sarah Dean, Sean Gunn

Últimas notícias