“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, vence como Melhor Filme no Festival de Lima e continua turnê vitoriosa
A trajetória de sucesso de O Agente Secreto parece não ter fim. O novo e aclamado filme do diretor Kleber Mendonça Filho adicionou mais dois prestigiosos prêmios à sua crescente coleção na noite do último domingo (17), no encerramento do 29º Festival de Cine de Lima – PUCP. O longa foi o grande vencedor da noite, recebendo o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial e também o de Melhor Filme pela crítica internacional (APRECI).
A vitória no Peru consolida a produção como uma das mais importantes do cinema latino-americano no ano e aumenta ainda mais a expectativa para sua estreia no Brasil, que acontecerá em 6 de novembro.
Uma Turnê Mundial de Festivais
A aclamação em Lima é mais um capítulo na jornada impressionante que o filme vem trilhando pelo circuito mundial de festivais. Tudo começou em sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde a produção foi ovacionada e saiu com quatro prêmios, incluindo os de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.
Desde então, o filme tem sido uma presença constante nos maiores eventos de cinema do mundo. Já passou pelo Festival de Cinema New Horizons, na Polônia, e pela competição do Festival de Cinema de Sydney, na Austrália. O circuito de prestígio continua em setembro, quando O Agente Secreto será o filme de abertura do 34º Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e terá sessões de gala no 50º Festival de Toronto (TIFF) e no 63º Festival de Cinema de Nova York (NYFF).
Saiba mais
No Brasil, antes de sua estreia comercial, o longa também será celebrado: ele foi escolhido como o filme de abertura do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e terá uma sessão especial no 18º Festival Maranhão na Tela ainda hoje, 18 de agosto.
Um Mestre em Lima e a Trama Envolvente
A vitória de Kleber Mendonça Filho no festival peruano reforça sua posição como um dos cineastas brasileiros mais respeitados da atualidade. Este é o terceiro prêmio que o diretor recebe em Lima, após ter vencido como Melhor Filme por Bacurau (2019) e Melhor Documentário por Retratos Fantasmas (2023).
O filme, um thriller político ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, acompanha Marcelo, um professor especializado em tecnologia interpretado por Wagner Moura. Buscando fugir de um passado violento, ele se muda para a capital pernambucana, mas sua chegada na semana do Carnaval o mergulha em uma teia de paranoia e vigilância, percebendo que a cidade está longe de ser o refúgio que ele procurava. Essa atmosfera de suspense é trazida à vida por um elenco de peso, que, além de Moura, conta com talentos como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho.
A Aguardada Estreia no Brasil
Após conquistar o mundo, o público brasileiro finalmente poderá conferir a obra. As primeiras sessões públicas em território nacional acontecerão em Recife, no dia 10 de setembro, com exibições especiais no Cinema São Luiz and no Cinema do Parque. A estreia para todo o Brasil, como mencionado, está marcada para 6 de novembro.
Saiba mais sobre: O Agente Secreto
:strip_icc():strip_exif():format(webp)/cimgs.ondever.com.br/5411-674748c8-cfb8-59e7-76ad-d534ddf3866e.jpg)
O Agente Secreto, novo filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, se passa no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem que trabalha como professor especializado em tecnologia, com os seus 40 anos de idade, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife, tentando fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo ele percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além dele estar sendo espionado pelo seus vizinhos, a cidade que ele achou que o acolheria, ficou muito longe de ser o seu refúgio.
Diretor: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Alice Carvalho, Buda Lira, Gabriel Leone, Geane Albuquerque, Hermila Guedes, Igor de Araújo, Isabél Zuaa, Ítalo Martins, Jimmy Astley, João Vitor Silva, Laura Lufési, Luciano Chirolli, Maria Fernanda Candido, Robério Diógenes, Roney Villela, Rubens Santos, Suzy Lopes, Tânia Maria, Thomas Aquino, Udo Kier, Wagner Moura