Carreira

Os personagens interpretados por Chadwick Boseman

Em 2003, Boseman conseguia o seu primeiro papel na TV

31/08/2020 - 12:02
Chadwick Boseman, morreu na sexta-feira (28/08) em sua casa em Los Angeles, devido às complicações de um câncer de cólon, que o ator vinha lutando contra este câncer desde 2016. Desse ano pra cá o câncer evoluiu para o estágio 4.
Os fãs foram pegos de surpresa, pois o ator nunca tinha falado publicamente sobre o tratamento que estava fazendo, embora já houvessem suspeitas anteriores sobre o seu estado de saúde.
Boseman queria escrever e dirigir, e inicialmente começou a estudar a atuação para aprender a se relacionar com atores. Depois que ele voltou para os EUA se formou na Academia Digital de Cinema de Nova York (British American Dramatic Academy). Ele morava no Brooklyn no início de sua carreira. Boseman trabalhou como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program, alojado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra em Harlem, Nova York. Em 2008, mudou-se para Los Angeles para prosseguir uma carreira de ator.
Filmes
Boseman desempenhou seu primeiro papel principal em 2013 com o longa 42: A História de uma Lenda. Antes em 2004 participou do filme Date, foi creditado com Chad Boseman. Em 2006 atuou em LadylikeThe Express em 2008.
Em 2014 protagonizou o longa da história de James Brown em Get on Up - A História de James Brown. Ainda em 2014 atuou ao lado de Kevin Costner em A Grande Escolha, um drama com narrativa esportiva.
No ano de 2016 atou em Deuses do Egito, interpretando o deus Tot. Ainda no mesmo ano, estreou no Universo Cinematográfico da Marvel, no longa de Capitão América: Guerra Civil, como T'Challa/Pantera Negra. Também em 2016 no longa Mensagem do Rei como Jacob King. Em 2017 atuou no longa Marshall como Thurgood Marshall.
Em 2018, como protagonista no filme solo Pantera Negra, reprisando o seu papel de T'Challa/Pantera Negra, onde o longa foi aclamado pela crítica especializada, destacando-se o elenco, personagens, figurino, visual, sequências de ação, trilha sonora, roteiro e direção. Os críticos consideraram como um dos melhores filmes estabelecidos no Universo Cinematográfico Marvel, apontando seu significado cultural devido a um afro-americano liderar uma produção da Marvel Studios, além de um elenco composto majoritariamente por atores negros.
Ainda em 2018 participou de Vingadores: Guerra Infinita e 2019 reprisou o papel em Vingadores: Ultimato dentro do UCM. Em 2019 protagonizou o longa Crime Sem Saída, com o personagem Andre Davis.
Em 2020 atuou no longa de Spike LeeDa 5 Bloods, que ainda não estreou no Brasil, interpretando personagem Norman Earl "Stormin' Norman" Holloway.
Televisão
O ator conseguiu o seu primeiro papel na televisão em 2003, em um episódio de Third Watch, o ator interpretou o personagem David Wafer. No mesmo ano também atou em All My Children.
Em 2004 o ator participou de um episódio em Law & Order, no papel de Foster Keyes.
Em CSI: NY (2006) como Rondo. Castle e ER em 2009. Em ER o ator interpretou Derek Taylor, tendo participado de um episódio em casa uma destas séries.
De 2008 à 2009 o ator esteve em 9 episódios da série Lincoln Heights, na qual interpretou o personagem Nathaniel 'Nate' Ray. Ainda em 2009 o ator participou de um episódio da série Lie to Me, onde interpretou Cabe McNeil. Em 2010 o ator participou de 13 episódios em Persons Unknown, interpretando o personagem do Sargento McNair.
pixel