Bastidores

James Cameron diz que 'Titanic' acertou 'pela metade' os eventos da tragédia

Filme completou 25 anos e ganhou um especial na National Geographic

08/02/2023 - 10:45
Titanic no longa dirigido por James Cameron que completa 25 anos. 20th Century Studios/Divulgação.
Titanic no longa dirigido por James Cameron que completa 25 anos. 20th Century Studios/Divulgação.
O diretor de Titanic, James Cameron, disse que não existe um relato preciso de como o navio afundou, porém o diretor tem segurança em dizer que seu filme acertou "pela metade" os eventos do acidente.
No especial da National Geographic, que comemora os 25 anos do filme, o diretor usou réplicas de modelos e simulações de computador, para determinar que dois componentes-chave do naufrágio do navio eram possíveis, embora não pudessem ter acontecido ao mesmo tempo.
Com isso o diretor disse que acertou pela metade do que aconteceu depois que o navio se chocou com o iceberg.
No filme, a proa do Titanic afundou após a colisão, mas quando o ângulo do naufrágio ficou grande, o peso fez com que a metade traseira partisse e espirrasse horizontalmente no oceano.
Com as duas metades do navio ainda presas, o naufrágio da proa puxou a popa para baixo, fazendo ela afundar verticalmente.
"O filme retrata o que acreditávamos ser um retrato preciso das últimas horas do navio. Nós o mostramos afundando em proa primeiro, levantando a popa no ar, antes que seu peso maciço quebrasse a embarcação em duas. Nos últimos 20 anos, tenho tentado descobrir se acertamos nisso."
Cameron, concluiu que:
"Descobrimos que a popa poderia ter afundando verticalmente, e também poderia partir para trás, mas os dois não poderiam ter acontecido ao mesmo tempo. Então, o filme está errado em um ponto ou outro – eu tendo a pensar que estamos errados no ‘recuo da popa’, por causa do que vemos na proa do naufrágio."
Titanic foi lançado mundialmente em 1997, é um dos maiores sucessos da carreira de James Cameron.
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane).
Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida.
Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: O naufrágio do navio.
pixel